Denise Iwakura

Entrevista com Denise Iwakura

Field Compliance Officer da SAP. Presidente do Conselho Consultivo da Alliance for Integrity e treinadora voluntária da mesma instituição.

setembro, 2020

Poderia nos falar sobre sua atuação profissional?

Sou formada em Direito e atuo, há mais de 20 anos, no mundo corporativo. Com base na minha experiência profissional, entendo fundamental conhecer a realidade de PMEs [Pequenas e Micros Empresas]. Isso porque, elas consistem na maioria das empresas em nosso país, sendo assim um fator essencial de desenvolvimento econômico e social.

Quais são os desafios enfrentados pelas PMEs?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que certamente serão realizados inúmeros negócios e transações com e entre PMEs. Mesmo que a sua atuação profissional seja voltada a multinacionais e grandes empresas – como no meu caso –, você precisa conhecer as vantagens e os desafios vivenciados por empreendedores e profissionais que atuam em empresas menores, uma vez que as multinacionais e as grandes empresas também são responsáveis pelas empresas que contratam e atuam em seu nome.

De que forma o compliance pode auxiliar as PMEs ?

Uma questão que se deve ter em mente é: de que forma você avaliaria o programa de compliance de uma empresa de menor porte e que seja sustentável para a mesma? Exemplificativamente, dependendo do porte da PME, não há como exigir um profissional dedicado exclusivamente a gerenciar um programa de compliance, mas isto não significa dizer que tal empresa não tenha um programa e controles eficientes.

Adicionalmente, um programa de compliance é um diferencial competitivo e de sustentabilidade para qualquer empresa, seja ela grande, média ou pequena dimensão.

Assim, conjugando todos estes fatores evidencia-se a relevância dessa temática por aqueles que querem aprofundar seu conhecimento, visando principalmente identificar riscos, desafios e alternativas eficientes para um programa de compliance no mundo empresarial.

Dentro desse contexto, a Senhora poderia nos explicar o que é a Alliance for Integrity?

Em linhas gerais, a Alliance é o engajamento de pessoas movidas por um propósito comum – ética e integridade nos negócios. Com o apoio das empresas participantes e a dedicação voluntária de profissionais em compliance, ela objetiva contribuir efetivamente para o fomento da cultura de compliance, ética, integridade, governança, sustentabilidade das atividades empresariais em nosso país e, consequentemente, impactar positivamente a sociedade.

Quais são as principais iniciativas da Alliance for Integrity?

Atualmente, as principais atividades desempenhadas estão divididas em quatro pilares: 1º “Aprendizagem entre pares”, que compreende a rede local formada por profissionais de empresas públicas e privadas visando a discussão e troca de experiências sobre temas atuais e relevantes de Compliance; 2º “Diálogo Público-Privado”, que visa melhorar a colaboração entre os setores público e privado por meio da aproximação destes dois setores; 3º “Conscientização e Intercâmbio de Informações”, que se concretiza por meio de organização de conferências e cursos relacionados ao compliance e à prevenção da corrupção, bem como garantir uma compreensão e conscientização cada vez maior dos problemas e efeitos da corrupção entre todas as partes interessadas da sociedade; e 4º “Capacitação de Compliance e Programa Train-the-Trainer”, que almeja proporcionar a capacitação prática sobre temas básicos de compliance especificamente dedicado a PMEs, de forma gratuita.